top of page

Qual será o nome?

  • questaodeopiniao
  • 21 de mar. de 2014
  • 2 min de leitura

Assistindo a TV vejo: “Segundo pesquisas crianças irão receber menos presentes este ano devido mal desempenho da economia”. Vendo estas notícias penso: As crianças não ficarão contentes com esta informação. Então ao terminar o primeiro raciocínio me pego perguntando o seguinte, quem é que decide que será um bom ou um mal dia das crianças somente porque teremos menos presentes sendo comprados? É aí então que me pego respondendo: “Porque a nossa sociedade é uma sociedade capitalista, onde o consumo é tido como índice de bom ou ruim?” Se a economia vai bem (ou seja, consume muito) está bom, se a economia não está bem (consome pouco) as coisas vão mal.

Capitalismo-Selvagem.jpg

Após esse simples raciocínio (não muito aprofundado na questão econômica) começo a refletir e me perguntar quando é que nos “tornamos” capitalistas? Em que momento da história o capitalismo “nasceu” qual é a sua data de nascimento? Porque de fato nem sempre ele existiu. Quem foi o seu “criador”, quem é o responsável por tal “sistema”?

Enfim independente de quem o criou, acho que é quase certo que ele irá nos destruir. A remuneração selvagem ao capital, onde o retorno é sempre o objetivo não pode ser sustentável e não é. Não é sustentável porque temos recursos limitados, nossos recursos naturais não são eternos e seu ciclo de renovação é longo.

É aí então que me pego novamente com a indagação, qual será o nome que “salvará” a nossa sociedade da destruição? Qual é o nome que será capaz de encontrar o equilíbrio (em todos os sentidos e não só econômico) entre o “comunismo” que até então somente o nome já causa calafrios em alguns desavisados e o capitalismo consumista, onde a depredação do meio natural é a fonte de riqueza, porém mata o meio em que vivemos e acaba por matar nos matar.

É aí então que me pergunto: “Qual será o nome? Qual será o nome do próximo sistema político, social e econômico?”.


Comentários


Destaque
bottom of page