É normal, mas é "correto"? Ética ou vergonha na cara?
- questaodeopiniao
- 23 de nov. de 2014
- 2 min de leitura
Na conversa entre amigos e com algumas cervejas surge de tudo, até politica e filosofia. Na verdade acho que essa possa ser é a melhor hora para falar de politica e filosofia. Misturando os assuntos sempre surge a ética política, se é que podemos usar esta expressão. É então que um dos colegas inicia a sua fala: “Na politica não há ética ou princípios, o princípio que manda é o do poder. Basta notar que ontem políticos se estapeavam, trocavam elogios às suas mães, se ‘desconstruíam’ e hoje estão lá, juntos e abraçados, integrando o mesmo ‘governo’. Como pode isso conclui o colega, se antes eram ‘inimigos’... hoje podem ser ‘amigos’?”.
Para iniciar tal reflexão é importante levantar alguns pontos, primeiramente nada impede que as pessoas alterem as suas opiniões uma sobre as outras, que num passado tenham tido uma leitura e agora façam outra. Outro ponto importante, é notar se essa troca de “opinião” é corriqueira ou não, porque uma pessoa que muda de opinião política na sua trajetória, também não pode ser lá muito confiável.
É aí então que um segundo colega já com mais cervejas do que devia, simplesmente conclui: “Isso é normal, política é assim mesmo”. Eis que surge talvez, o ponto mais principal de nossa reflexão, por que essa falta de princípio ou até mesmo poderíamos dizer, ideologia política, se tornou normal em nossa sociedade? Por que passamos a aceitar que um agente político que antes era contra determinado modelo de governo, tanto que se fazia oposição, hoje caminha lado a lado e achamos isso normal?
Enfim, muitas podem ser as razões para que isso venha a acontecer, o que podemos concluir talvez, é que nenhuma delas o olhar está voltado à população. Os “inimigos” de ontem sentam-se a mesa hoje, é preciso entender que agora se ambos possuem alguns objetivos em comum, difícil é saber somente se estes objetivos levam em consideração o bem estar da população. Afinal todos que entram na politica deviam ter em suas mentes diariamente que eles ali estão para servir o povo e não a si mesmos.
Comments